Tenho alguns colegas que “acham” que estão usando todos os recursos das novas tecnologias (algumas nem tão novas assim) no ensino. Eles acham que se mandando uma apostila por email, o aluno a imprime, faz em casa e entrega estão usando tecnologia. Se passam um filme e depois dão uma folha para preencher estão usando tecnologia.
Em parte sim, mas não estão usando todo o potencial das tecnologias. Tudo o que fizeram usando-as poderia ter sido feito sem seu uso.
Para dizer que realmente está fazendo uso da tecnologia, o professor tem que criar projetos ou preparar aulas para realizar tarefas que não seriam possíveis sem o uso desses recursos.
Então, da próxima vez que você for criar uma apostila para enviar ao aluno para imprimir e fazer em casa, por que não cria um jogo interativo online, onde ele jogará e terá o resultado na hora?
Por que, em vez de passar o filme e dar uma apostila, não passa o filme e depois pede aos alunos que criem vídeos com o celular usando como base algumas cenas?
Por que não pede que preparem um PowerPoint explicando partes do filme e o postem num wiki, onde todos o comentarão?
Há dezenas de possibilidades – talvez centenas, milhares – que não eram possíveis antes, então podemos usá-las em todo seu potencial, e não fazendo voltas e mais voltas para cair sempre no feijão-com-arroz de sempre.
Zailda Coirano
Nesse artigo você aprendeu que pode estar usando apenas uma pequena parte dos recursos disponíveis para melhorar o aprendizado de seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar e volte sempre!
Comentários considerados ofensivos não serão publicados.