quarta-feira, março 14, 2012

Diferença no uso dos recursos

Tenho alguns colegas que “acham” que estão usando todos os recursos das novas tecnologias (algumas nem tão novas assim) no ensino. Eles acham que se mandando uma apostila por email, o aluno a imprime, faz em casa e entrega estão usando tecnologia. Se passam um filme e depois dão uma folha para preencher estão usando tecnologia.

Em parte sim, mas não estão usando todo o potencial das tecnologias. Tudo o que fizeram usando-as poderia ter sido feito sem seu uso.

Para dizer que realmente está fazendo uso da tecnologia, o professor tem que criar projetos ou preparar aulas para realizar tarefas que não seriam possíveis sem o uso desses recursos.

Então, da próxima vez que você for criar uma apostila para enviar ao aluno para imprimir e fazer em casa, por que não cria um jogo interativo online, onde ele jogará e terá o resultado na hora?

Por que, em vez de passar o filme e dar uma apostila, não passa o filme e depois pede aos alunos que criem vídeos com o celular usando como base algumas cenas?

Por que não pede que preparem um PowerPoint explicando partes do filme e o postem num wiki, onde todos o comentarão?

Há dezenas de possibilidades – talvez centenas, milhares – que não eram possíveis antes, então podemos usá-las em todo seu potencial, e não fazendo voltas e mais voltas para cair sempre no feijão-com-arroz de sempre.

Zailda Coirano

Nesse artigo você aprendeu que pode estar usando apenas uma pequena parte dos recursos disponíveis para melhorar o aprendizado de seus alunos.

Website   Loja Virtual  Web Rádio   Facebook   @zaildacoirano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e volte sempre!

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.